terça-feira, 1 de janeiro de 2008

John Locke - Terry O'Quinn


Foi abandonado pelos pais ainda bebê em um orfanato e adotado por uma família. Quando tinha 6 anos, sua irmã adotiva (então com 3 anos) sofre um acidente e morre, deixando sua mãe em depressão profunda. Meses depois aparece um cachorro, e sua mãe acha que ele é a reencarnação de sua irmã. O cão vive na casa, dormindo no quarto da irmã, até o falecimento de sua mãe, cinco anos depois.
Já adulto e trabalhando numa loja de brinquedos, a mãe biológica de Locke o procura, dizendo que ele é filho do "espírito santo". Intrigado, Jonh resolve procurar seu pai biológico, e o encontra. Ele é Anthony Cooper (Kevin Tighe), um homem de muito dinheiro e pouco caráter. Ele finge ser amigo do filho, ensinando-lhe a caçar. Mas essa amizade só dura até Jonh doar um rim para o pai, após isso Anthony desaparece e determina que a segurança não deixe mais seu filho entrar em sua mansão. Apesar do pai dizer que não o quer por perto, Jonh continua a ir à sua casa todas as manhãs.
Algum tempo depois, Locke aparece namorando uma mulher chamada Helen (Katey Sagal), com quem mora e pretende pedi-la em casamento. Ele a conhece na clinica em que tenta se recuperar do trauma devido ao golpe do pai -depois disto em um café da manha Helen lê em um obtuário a morte de Antony - só eles dois comparecem ao sepultamento. Meses depois Locke descobre que seu pai está vivo, e que sua morte não passou de um golpe para se livrar de uma dívida. Jonh ajuda o pai a recuperar o dinheiro, mas acaba perdendo o amor de Helen.
Anos depois, Locke aparece já careca e paralítico, recentemente explicado por um evento do passado em que o seu pai ocasiona sua paralisia após empurrá-lo de um prédio. Trabalha num cargo Administrativo numa empresa de caixas (comprada por Hurley) e é um homem amargo, gosta muito de jogos. Vai para a Austrália para fazer uma trilha, mas é impedido pelo agente de viagens, que afirma só ter aceito sua inscrição por ignorar sua "condição". Pega o avião para retornar a LA no dia seguinte, e assim vai parar na Ilha.
Jonh manipulado acaba por explodir o sub-marino dos outros, não permitindo assim a saída de jack da ilha e como recompensa ganha o seu pai, o mesmo que o atirou janela afora do oitavo andar (episodio: "The Man from Tallahassee") e recebe a ordem de mata-lo, por não conseguir convence Sawyer pois ambos tiveram a vida destruida por aquele homem. Após ter (mesmo que de forma indireta) matado seu pai, Locke vai até Ben e o pressiona a contar a verdade sobre a Ilha. A contragosto Ben cede, e após uma suposta experiencia sobrenatural onde aparentemente um fantasma pede ajuda a Locke, ele é baleado . Ben, que efetuou o disparo, o abandona moribundo em uma vala com os corpos dos membros da Dharma Initiative.
Após o acidente, descobre que não está mais paralítico. Mas esse não é o único mistério de Jonh. Ele tem uma grande ligação com a ilha, o que pode ser explicado pelo seu homonimo, o filósofo inglês precursor do liberalismo, Jonh Locke. Fica claro que o nome do personagem não é mera coinidencia por causa do episódio da temporada 1: "Tabula Rasa"

Nenhum comentário: